Voltar

Válter Fonseca: “Vacina da AstraZeneca é segura e de qualidade”

08/02/2021

O Diretor de Serviços da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, Válter Fonseca, lembrou esta segunda-feira que a vacina da Astrazeneca é “uma vacina segura, de qualidade”. “A aprovação de mais uma vacina é uma boa notícia. Ficamos com mais uma vacina para vacinar a população”, frisou.

O responsável falava aos jornalistas numa conferência de imprensa que decorreu após a reunião da ‘task-force’ da vacinação contra a COVID-19, com a Ministra da Saúde, Marta Temido.

De acordo com a Norma publicada hoje, até estarem disponíveis mais dados, esta vacina deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade. No entanto, a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade não deve ser atrasada em nenhuma situação se só estiver disponível a vacina da AstraZeneca.

“Houve um alerta que nos diz que há muito poucos dados, para já, acima dos 55 anos e, sobretudo, acima dos 65 anos. Enquanto os estudos estão a decorrer, pareceu-nos prudente privilegiar as pessoas com menos de 65 anos com esta vacina e as outras com as vacinas de mRNA”, explicou.

Válter Fonseca ressalvou, contudo, que, em contexto de pandemia, “a vacina mais útil é aquela que estiver disponível para proteger o maior número de pessoas possível”.