Voltar

Vacinação em Portugal poderá começar no dia 27 de dezembro

17/12/2020
vacinas desktop

As primeiras pessoas a receber a vacina serão os profissionais de saúde porque são “aqueles que na primeira linha poderão ajudar melhor a proteger os restantes os restantes”, anunciou hoje a Ministra da Saúde, Marta Temido, em declarações após a reunião sobre o Plano de Vacinação no combate à COVID-19, que decorreu esta manhã no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

De acordo com a Ministra, este primeiro lote será de 9.750 unidades e será para os profissionais de saúde. Em janeiro haverá cerca de 300 mil doses, em fevereiro serão 429 mil doses e 487,500 doses em março. As cerca de 300 mil doses previstas para o mês seguinte deverão chegar a partir de 4 de janeiro.

Ainda sobre as vacinas, a Ministra da Saúde, afirmou que o processo de vacinação contra a Covid-19 será um “processo exigente”, e que apesar de o SNS estar habituado à vacinação, este é um processo “novo” porque “se reveste de uma expectativa diferente, acrescentando que “os portugueses podem ter confiança na sua vacinação”.

A governante garantiu que a vacinação para a Covid-19 pode começar no dia 27 de dezembro em Portugal e em outros países europeus, com a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

De acordo com Marta Temido, é esperado que a Agência Europeia do Medicamento emita a 23 de dezembro a autorização condicional de introdução no mercado e que as primeiras doses de vacina cheguem a Portugal no dia 26 de dezembro.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde – Covid-19 | Plano de Vacinação