Voltar

Vacinação contra a COVID-19 arranca amanhã. Saiba mais sobre a vacina

26/12/2020
web_vacina_1

O primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 chegou este sábado a Portugal, para ser distribuído pelos hospitais, onde a vacinação arranca amanhã, dia 27 de dezembro.

A vacina é administrada em duas doses, com o intervalo de 21 dias, no músculo do braço. Para o esquema vacinal ficar completo, a segunda dose tem que ser da vacina da mesma marca.

Se tiver sintomas, como febre, tosse, dificuldade em respirar ou alterações do paladar e do olfato, não deve ser vacinado e deve ligar para a linha SNS 24. 

Depois de ser vacinado, deve esperar no local pelo menos 30 minutos. As reações alérgicas graves à vacina são muito raras e surgem, geralmente, pouco tempo após a administração.

Na maior parte das vezes, as reações adversas às vacinas são ligeiras e desaparecem alguns dias após a vacinação. Com esta vacina pode surgir dor ou inchaço no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações ou febre.

Caso os sintomas persistam ou se surgir uma reação que o preocupa, deve contactar o seu médico assistente ou ligar para o SNS 24.

Se tiver história de hipersensibilidade à substância ativa da vacina ou a qualquer um dos excipientes, ou reação anafilática a uma dose anterior da vacina, deve aconselhar-se com o seu médico.

Lembre-se que a vacina é segura e não causa COVID-19.

Saiba mais: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/12/Folheto-informativo-Vacina.jpeg