Utilização de Remdesivir em Portugal tem resultado
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou hoje que o medicamento Remdesivir tem sido usado em doentes com COVID-19 em Portugal, nomeadamente na área pediátrica, e tem funcionado.
Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, a especialista em saúde pública explicou que existe “um programa de acesso precoce”, que foi ativado pelos hospitais para tratar doentes graves.
Este medicamento foi utilizado “na área pediátrica”, avançou, e “correu, de facto, bem”. “O acesso ao medicamento foi fácil, foi rápido, utilizado em tempo útil e o prognóstico foi, de facto, bom”. “O processo tem funcionado até à data”, sublinhou.
Recorde-se que a Agência Europeia do Medicamento recomendou ontem uma autorização de mercado na União Europeia para o uso deste antiviral no tratamento de doentes com COVID-19.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, disse que existe “a expectativa que a Comissão Europeia emita a autorização para este medicamento no decurso da próxima semana”.