Voltar

Regras para reabertura dos centros de dia serão publicadas em breve

29/07/2020
medicos

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou esta quarta-feira que as regras para a reabertura dos centros de dia, trabalhadas em conjunto com a Segurança Social, serão publicadas em breve.

“A abertura de diferentes atividades e locais tem a ver com a evolução epidemiológica do nosso país e, felizmente, estamos numa situação de controlo da situação epidemiológica, com uma descida sustentada dos casos, com as variações diárias que existem, mas que nos permite encarar a situação nesta fase com mais tranquilidade”, destacou, em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

Questionada sobre este tema, a especialista em saúde pública confirmou que “entre a Direção-Geral da Saúde e a Segurança Social estão a ser feitas as regras que permitam, com a segurança possível e o mínimo de risco, abrir estes centros de dia”.

Relativamente aos lares de idosos, Graça Freitas lembrou que estes são os lugares mais acompanhados e que merecem “uma atenção especial”, porque “um dos pilares desta pandemia é tratar todos de acordo com as suas necessidades, mas dar muita atenção às populações vulneráveis”.

Os lares albergam uma população bastante vulnerável, “porque vive em ambiente confinado, porque estão muitas pessoas [no mesmo espaço], porque têm a idade que têm e muitas delas têm doença associada”.

A Diretora-Geral da Saúde referiu que existe um conjunto de normativos, orientações e despachos que vai sendo atualizado ao longo do tempo, onde se incluem visitas, vistorias, entre outras medidas. As visitas aos lares de idosos, esclareceu, devem ter um caráter pedagógico e cada Administração Regional da Saúde “tem autonomia para fazer o seu próprio cronograma e calendário, e tomar as suas decisões”.