Voltar

Reforço da capacidade de testagem no SNS

16/09/2020
ministra da saúde desktop

Portugal vai aumentar a atual capacidade de testagem para a COVID-19 no âmbito do SNS. O acordo assinado hoje (dia 16 de setembro) prevê que se realizem até 21700 testes por dia no SNS.

Durante a cerimónia de assinatura da parceria para o reforço da testagem, entre o Ministério da Saúde, o Instituto de Medicina Molecular, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos e a Jerónimo Martins, o primeiro-ministro considerou que este reforço da testagem é “vital” para detetar casos rapidamente, para os isolar e quebrar o mais cedo possível as cadeias de transmissão do vírus.

Com esta parceria, será possível fazer mais 3500 colheitas por dia (em posto fixo até 2000 e em brigadas móveis até 1500 colheitas).

Durante a cerimónia, que se realizou no Infarmed, a Ministra da Saúde defendeu que Portugal tem assumido como prioridade a existência de “testagem o mais precoce possível, mas simultaneamente fiável e segura”.

“Temos procedido ao reforço da capacidade de testagem do SNS. O Programa de Estabilização Económica e Social foi uma ajuda essencial para que muitos laboratórios hospitalares tivessem a sua capacidade aumentada”, destacou.