Quase 3.200 doentes transferidos para cuidados integrados desde março

07/05/2020
imagem hospital

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou esta quinta-feira que nos últimos dois meses foram transferidos quase 3.200 doentes de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Adicionalmente, revelou, foram encontradas mais de 290 respostas sociais, “permitindo libertar camas hospitalares que são tão importantes e determinantes”.

O governante falava aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de COVID-19, que esta quinta-feira contabiliza um total de 26.715 casos confirmados, mais 533 do que na quarta-feira, o que corresponde a um aumento de 2%.

Do total de 2.526 Estruturas Residenciais Para Idosos existentes no país, “cerca de 14% têm casos de infeção”, o que corresponde a 351 lares.

“Prosseguimos firmes no nosso caminho, adaptando as medidas à melhor evidência disponível em cada momento e protegendo sempre quem mais necessita, com a consciência que este é um trabalho coletivo e contínuo e que não pode abrandar ao sabor das estações do ano e dos dias com mais ou menos sol”, referiu o governante.

Portugal regista esta quinta-feira 2.258 casos de recuperação, mais 182 que ontem, e 1.105 óbitos (mais 16 do que no dia anterior).