Voltar

Projeto da DGS forma “agentes de saúde pública” de proximidade

08/03/2021
covid 19 virus banner

O contexto da atual pandemia veio sublinhar a importância da disseminação de informação fidedigna e válida pelo maior número de pessoas possível. A ativação das pessoas deve visar a promoção de mudanças comportamentais bem-sucedidas e mantidas ao longo do tempo.

É com este objetivo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Escola Nacional de Bombeiros vão realizar uma formação de agentes de Saúde Pública para os Formadores desta Escola no dia 11 de março.

Esta iniciativa integra o Projeto de Mobilização Social, que a DGS tem vindo a desenvolver desde março de 2020, e que pretende garantir a formação de Microinfluenciadores sociais (elementos “chave” da comunidade) para que, posteriormente, transmitam informação relevante e capacitem a comunidade nos diferentes settings e oportunidades de atuação.

O projeto conta com o apoio de inúmeras organizações parceiras (GNR, PSP, ANEPC, Cruz Vermelha, Academia, Associações Académicas, Associações de Voluntariado, Escuteiros ou Municípios) e são agora mais de 3 mil os Agentes de Saúde Pública que, espalhados por todo o país, realizam atividades junto das suas comunidades, para que a informação e o conhecimento dos comportamentos a adotar chegue a todos, não deixando ninguém para trás.

O papel destes Microinfluenciadores será o de transmitir a informação recebida junto das suas comunidades, estabelecendo-se desta forma uma disseminação em cascata das principais recomendações que visem a resposta à pandemia.