Voltar

Profissionais de saúde homenageados na Semana Europeia da Vacinação

20/04/2020
criança banner

A Direção-Geral da Saúde (DGS) comemora, entre os dias 20 e 26 de abril, a Semana Europeia da Vacinação, que pretende este ano dar especial relevo aos profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental na sociedade, vacinando e recomendando a vacinação à população.

A iniciativa, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e celebrada em Portugal desde 2010, é este ano subordinada ao tema “Juntos estamos protegidos” (#protectedtogether).

Esta edição da Semana Europeia da Vacinação destaca o trabalho dos profissionais de saúde, que são também a fonte mais fiável de informação sobre as vacinas. Ao partilhar informação sobre a vacinação, médicos e enfermeiros salvam vidas e consciencializam as pessoas sobre a importância da vacinação.

Em Portugal, a vacinação permitiu eliminar doenças como a difteria, a poliomielite, o sarampo e a rubéola, bem como controlar muitas formas de meningite, a tosse convulsa, a papeira, entre outras doenças.

Num contexto de pandemia de COVID-19, é ainda mais importante relembrar a importância da vacinação recomendada no Programa Nacional de Vacinação (PNV).