Voltar

Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes de diagnóstico

testes banner

Portugal realizou aproximadamente 302.000 testes de diagnóstico à COVID-19 desde o dia 1 de março, tendo atualmente uma taxa de testes por milhão de habitante superior à de países como a Alemanha e a Suíça, adiantou esta quinta-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

“Estamos a falar de uma testagem de 27.925 pessoas por milhão de habitantes, superior mesmo a países como a Noruega , a Suíça, a Itália e a Alemanha”, sublinhou o governante, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de COVID-19.

Do total de amostras processadas até ao momento, 49% dizem respeito a laboratórios públicos, 45% a laboratórios privados e 6% a outras instituições, nomeadamente académicas e militares.

Por outro lado, destacou o Secretário de Estado, “há também cada vez mais utentes inseridos na plataforma Trace COVID”. Neste momento, revelou, “são mais de 135.000 nesta ferramenta, que permite o seguimento através de cuidados de saúde primários de pessoas doentes ou suspeitas de ter COVID-19. Destes, mais de 30 mil estão em vigilância clínica”
António Sales aproveitou ainda para deixar uma palavra de reconhecimento às pessoas que “estão doentes, em convalescença nas suas casas, respeitando o isolamento obrigatório e garantindo, assim, não só a sua recuperação individual, mas protegendo a nossa saúde coletiva”.

Na sua declaração inicial, o governante disse também que desde 9 de março foram transferidos cerca de 2.300 doentes de hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e, no mesmo período, foram encontradas 230 respostas sociais, que permitiram libertar camas nos hospitais.

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela DGS, o país contabiliza 22.353 casos confirmados de COVID-19, mais 371 do que no dia de ontem, o que corresponde a um aumento de 1.7%. Os dados mostram ainda 820 óbitos relacionados com a infeção e 1201 casos de recuperação.