Voltar

Portugal tem 29 milhões de artigos de proteção individual na reserva nacional

19/10/2020

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou hoje que “a reserva nacional de equipamentos de proteção individual, ou seja, equipamento fundamental para os profissionais poderem prestar cuidados de saúde em segurança é hoje de 29 milhões de artigos”.

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, o governante reforçou que “o Serviço Nacional de Saúde está preparado para continuar a dar respostas”.
Desde o início da pandemia, adiantou, “já fizemos mais de três milhões de testes à COVID-19 em Portugal”.

Neste momento, o país dispões de 798 camas em unidades de cuidados intensivos, das quais 250 dedicadas à COVID-19, com uma ocupação de 66%, isto é, 165 doentes COVID.

Na sua intervenção inicial, Lacerda Sales lembrou ainda que começa hoje a segunda fase de vacinação gratuita, que visa as pessoas com mais de 65 anos e os doentes crónicos. Na primeira fase, referiu, foram administradas mais de 225 mil vacinas em Estruturas Residenciais Para idosos e outras respostas sociais e foram vacinados mais de 30% dos profissionais de saúde.