Voltar

Portugal tem 196 surtos ativos de COVID-19

27/07/2020
covid virus banner

O país regista esta segunda-feira 196 surtos ativos de COVID-19, dos quais 41 na região Norte, 13 na região Centro, 119 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 10 na região do Alentejo e 13 na região do Algarve.

Os dados foram apresentados hoje pela Ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

Em declarações aos jornalistas, a governante adiantou que o valor médio do RT para os dias 19 a 23 de julho foi de 0.94, variando entre 0.86 na região Norte e 1.09 no Alentejo. “O número de novos casos a cada geração está numa trajetória de decréscimo paulatino ao nível nacional, portanto estamos a registar uma evolução favorável neste indicador”, destacou a responsável.

A taxa de incidência nos últimos 7 dias foi de 14.9 novos casos por 100.000 habitantes e nos últimos 14 dias foi de 33.8 novos casos por 100.000 habitantes. “É também uma evolução no mesmo sentido”, sublinhou Marta Temido.

Questionada sobre as festas ilegais, a Ministra da Saúde lembrou que “o combate a esta doença implica atitudes individuais, portanto não há forma de o governo, por mais cuidadoso e atento que seja, impedir os indivíduos de cometerem atos que põem em causa a sua saúde e a dos outros”.

A governante lembrou que esse tipo de condutas colocam em risco os próprios, mas também os seus coabitantes, como pais, avós, crianças ou colegas de trabalho. “Esta é uma doença que não se compadece com facilitismos nem com correr riscos que possam ter consequências fatais”, alertou Marta Temido, apelando a que as pessoas se abstenham de participar nesses eventos.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista esta segunda-feira mais 135 casos de COVID-19, o que corresponde a um aumento de 0.3% em relação ao dia de ontem, elevando para 50.299 o número total de infetados no país.