Voltar

Portugal tem 161 surtos ativos

testes covid banner

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, sendo 42 na região Norte, um número que classifica como estável, 8 na região do Centro, 82 em Lisboa e Vale do Tejo, 13 na região do Alentejo e 16 na região do Algarve. 

Em relação ao aumento do número de casos na região Norte, Marta Temido explicou que está relacionado com surtos registados numa área geográfica circunscrita ao agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, estando o caso a ser “acompanhado com cuidado”. 

De acordo com a ministra, o país tem neste momento uma taxa de letalidade global de 3,3 por cento e de letalidade acima dos 70 anos de 15,7 por cento. 

A região Norte continua a registar o maior número de mortes (836), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (621), o Centro (253), Alentejo (22), Algarve (17) e Açores (15).

No seguimento da última informação transmitida pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge o índice de transmissibilidade efetivo para os dias entre 3 e 7 de agosto está nos 0,99.

O número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado, medido em função do tempo (o chamado Rt) global nacional está abaixo de um, mas segundo a Ministra da Saúde a tendência decrescente dos últimos dias está a ter uma ligeira inversão.