Voltar

Portugal retoma hoje a vacinação com a AstraZeneca

22/03/2021
imagens_vacinas_2

Portugal retoma esta segunda-feira a vacinação contra a COVID-19 com a vacina da AstraZeneca.

As autoridades de saúde portuguesas decidiram na semana passada retomar a administração da vacina da AstraZeneca, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter anunciado que esta vacina “é segura e eficaz” e que não está associada aos casos de formação de coágulos sanguíneos que levaram à suspensão da sua utilização em vários países europeus.

Em conferência de imprensa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que a suspensão temporária da vacina, ao abrigo do princípio da precaução, foi uma decisão de saúde pública.

A pausa que se verificou na utilização da vacina da AstraZeneca, adiantou, é “facilmente recuperável e não vai impactar significativamente no esforço de vacinação”.

“O plano de vacinação sofreu uma pausa no que concerne à vacina da AstraZeneca e vai ser posto em marcha outra vez a partir de segunda-feira. Vamos retomar o plano, acelerando-o”, afirmou o coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a COVID-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa conferência de imprensa em que esteve também presente o presidente do Infarmed, Rui Ivo.