Voltar

Portugal regista aumento da incidência entre os 0 e os 9 anos

13/04/2021
criança banner

O Diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde, André Peralta Santos, adiantou esta terça-feira que Portugal regista atualmente “uma redução muito assinalável [da incidência de COVID-19] em todos os grupos etários”, mas, nas últimas semanas, verificou-se um aumento na faixa etária dos 0 aos 9 anos.

Segundo o responsável, observou-se uma inversão da tendência e um aumento na faixa etária dos 0 aos 9 anos de idades, que não está distribuído igualmente por todo o território.

André Peralta revelou que o aumento nas faixas etárias mais jovens é mais visível nas regiões do Grande Porto e de Lisboa e Vale do Tejo.

Adicionalmente, começa a registar-se também um aumento da incidência entre os 25 e os 55 anos, que traduz a população ativa.

Por outro lado, regista-se uma tendência de decréscimo na faixa etárias dos 80+, que é mais vulnerável à hospitalização e à morte por COVID-19.

Nas últimas semanas, sublinhou, Portugal assistiu também uma diminuição das hospitalizações e dos internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), bem como da mortalidade.

Segundo o diretor da DSIA, “houve uma intensificação da testagem da semana 13 para a semana 14”, verificando-se que concelhos com maior incidência têm maior testagem”.

No mesmo período, houve uma diminuição da taxa de positividade, que é inferior a 4%.