Voltar

Portugal recebe quase 12 milhões de máscaras esta semana

máscaras banner

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta segunda-feira que Portugal vai receber esta semana 7.9 milhões de máscaras cirúrgicas e 4 milhões de respiradores FFP2 e FFP3.

O governante falava aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de COVID-19, que contabiliza agora 24.027 casos de infeção (mais 163 do que no domingo) e 903 mortos.

Segundo o Secretário de Estado, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) conta também com um reforço de material de proteção individual fabricado pela indústria nacional, como luvas, máscaras, tocas, entre outros produtos.

Lacerda Sales destacou que foram realizados desde o dia 1 de março 357.000 testes de diagnóstico à COVID-19, 78% dos quais no mês de abril. As regiões norte e centro, adiantou, foram aquelas onde foram realizados mais testes.

Na semana de 18 a 25 de abril, o país realizou uma média de 12.800 testes por dia. Do total de testes efetuados até à data, 47.6% foram processados em laboratórios do setor público, 44.8% no privado e 8% noutros laboratórios.

Destacando que há 18 laboratórios universitários a processar amostras, António Sales destacou que o “envolvimento de todos” tem sido “crucial para o sucesso coletivo”.

Ainda sobre a testagem, o governante revelou que foram testados 200 migrantes em hostels de Lisboa durante o fim-de-semana, sendo que 33 tiveram resultado negativo, aguardando-se o resultado dos restantes.