Voltar

Orientação da DGS estabelece recomendações para estaleiros de construção

11/07/2020
58_O que é a COVID-19?_desktop

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação (034/2020) com as recomendações à prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 em estaleiros de construção, assim como os procedimentos a adotar perante um caso suspeito de COVID-19.

Entre as medidas destacadas, estão a obrigatoriedade da existência de dispensadores de solução anti-sética à base de álcool em todos os estaleiros, a proibição de partilha de artigos pessoais, como marmitas, garrafas de água ou canetas, e a garantia do distanciamento físico de 2 metros entre pessoas durante os trabalhos.

Para cumprir este objetivo, cada estaleiro deve rever o planeamento da atividade antes do início de cada tarefa, limitando o

número de trabalhadores a operar em simultâneo, optando pelo teletrabalho sempre que aplicável e exequível, criando circuitos que evitem o cruzamento entre as pessoas ou reduzindo ao mínimo necessário as reuniões presenciais.

Outra medida relevante é a que prevê o distanciamento nas zonas de descanso dos trabalhadores que, em caso de necessidade, pode justificar a adoção de turnos na utilização destes espaços. Sempre que possível, os espaços devem ser ventilados.

As portas devem estar abertas sempre que possível e as superfícies, espaços e equipamentos desinfetados com regularidade. As ferramentas não devem ser partilhadas ou então devem ser desinfetadas quando utilizadas por pessoas diferentes.

Os trabalhadores devem ter formação para aprenderem a monitorizar sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19, abstendo-se de ir trabalhar quando registem sintomas. O uso de máscara é obrigatório sempre que não existam outros equipamentos de proteção individual específicos para a função.

No transporte até ao local de trabalho, a máscara é também obrigatória, tal como nos transportes públicos. A lotação é também reduzida para dois terços nestes veículos, tendo as viaturas de ser limpas e desinfetadas em zonas como o volante, manete de velocidades, painel de comandos ou pegas das portas.

Leia mais aqui: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0342020-de-11072020-pdf.aspx