Voltar

Nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19

26/12/2020

Está disponível desde hoje (26 de novembro) uma nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19, com informações sobre o Plano de Vacinação, as diferentes fases ou um simulador para cada cidadão ter uma previsão da data em que será vacinado.

Este portal foi lançado pelo Governo em estreita articulação com a task-force, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e está online no microsite COVID-19 e no portal Estamos On, que podem ser consultados aqui e aqui.

Este portal já tinha sido anunciado previamente pelo coordenador da task-force responsável pela elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, e vai ser atualizado permanentemente, respondendo à evolução do processo de vacinação, que se inicia amanhã (dia 27 de dezembro).

A informação publicada vai ter uma linguagem simples e clara, respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina ao nosso país – por exemplo: “a vacina é eficaz?”; “a vacina é segura?”; “quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal”; “quais os grupos prioritários?”, entre outras.

Além da resposta a perguntas mais gerais, existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado.

Entre os principais destaques da página encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação. Além desta ferramenta são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação. A página disponibiliza ainda na íntegra o Plano de Vacinação.

Ao longo de 2021, a página contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela task-force.