Voltar

Meta alcançada: 85% da população tem a vacinação completa

09/10/2021

Com a administração de cerca de 15,3 milhões de vacinas em Portugal Continental, foi atingido o objetivo de ter 85% da população totalmente vacinada contra a COVID-19.

Portugal torna-se, assim, o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada, tendo cerca de 8,4 milhões de pessoas o esquema vacinal completo.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que 9 de outubro foi um “dia feliz”, salientando que esta meta foi alcançada por ter sido dada “uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar”. 

Para Graça Freitas, a superação daquele objetivo é “um orgulho” para o país, tendo destacado, em declarações à agência Lusa, que tal apenas foi conseguido com a colaboração da população dos profissionais envolvidos na vacinação e da Task Force.

O Ministério da Saúde avançou, em comunicado, que, relativamente à população adolescente, entre os 12 e os 17 anos, em Portugal Continental, estima-se que já cerca de 88% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 83% já terão a vacinação completa.

“Este importante marco só foi possível graças ao compromisso e esforços de todos os profissionais de saúde e outras entidades envolvidas nesta campanha de vacinação, incluindo forças armadas, forças de segurança e autarquias”, reforçou.

No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde enaltece “a forte adesão da população a esta campanha de vacinação, contributo essencial para Portugal alcançar as metas definidas”, concluindo que “os portugueses confiaram na ciência, nas vacinas e nos seus benefícios”.