Voltar

Manual da DGS: o que precisa de saber sobre distanciamento social

idoso banner

O que é o distanciamento social? Que cuidados devo ter antes de sair de casa? E ao entrar em casa? Estas são algumas perguntas para as quais é possível encontrar respostas no manual lançado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre distanciamento social durante a pandemia de COVID-19.

“As medidas de afastamento social, como o isolamento e o distanciamento social são essenciais em Saúde Pública, especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia”, diz o documento, destacando que o isolamento é indicado para quem teve contacto com uma pessoa com COVID-19 ou para quem foi diagnosticado com a infeção e não precisa de internamento.

Já as medidas de distanciamento social, são medidas a adotar para reduzir a interação social entre pessoas, de forma a reduzir a transmissão da doença por COVID-19. Entre as recomendações, a DGS diz que as pessoas devem manter, sempre que possível, uma distância superior a dois metros das outras pessoas, lavar as mãos com regularidade, trabalhar a partir de casa e recorrer a entregas ao domicílio.

O manual apresenta também os cuidados a ter em isolamento, nomeadamente nos espaços partilhados, higiene pessoal e das superfícies, tratamento de resíduos, roupas, entre outros. Por outro lado, indica o que fazer se desenvolver sintomas e como justificar as faltas à entidade patronal. Se a pessoa em isolamento tiver COVID-19, o médico irá emitir o Certificado de Incapacidade Temporária para o trabalho. Se tiver tido contacto com um caso positivo, a Autoridade de Saúde da sua área de residência emitirá uma Declaração para efeitos de isolamento profilático.

Por fim, o documento apresenta uma lista de cuidados a ter ao entrar em casa, quando sai de casa e na convivência com pessoas em isolamento.

Quando entra no seu domicílio deve, por exemplo, tentar não tocar em nada antes de lavar as mãos, tirar os sapatos e deixá-los na entrada, deixar a carteira e outros objetos numa caixa na entrada e colocar a roupa para lavar. Se tiver que sair, a DGS sugere que use camisolas de manga comprida, que apanhe o cabelo e não use acessórios e que não toque na cara se não tiver as mãos limpas, entre outras medidas.

Saiba mais no Manual de Distanciamento Social.