Mais seis mortes por COVID-19. É o valor mais baixo desde março

15/05/2020
infectado com covid banner

Portugal registou nas últimas 24 horas mais seis mortes por COVID-19, a subida mais baixa desde março. Com este aumento de 0.5% no número de óbitos, o país soma agora 1.190 mortes relacionadas com a infeção provocada pelo novo coronavírus, adiantou esta sexta-feira o Secretário de Estado da Saúde.

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia, António Lacerda Sales referiu que o país contabiliza agora 28.583 casos confirmados de COVID-19, mais 264 do que no dia de ontem, o que corresponde a uma subida de 0.9%.

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde, registam-se atualmente 3.328 casos de recuperação (mais 130 do que na quinta-feira) e 673 casos em internamento, dos quais 112 em unidades de Cuidados Intensivos.

Do total de casos confirmados, 81.8% encontram-se em tratamento domiciliário e 2.4% em internamento hospitalar (0.4% em unidades de Cuidados Intensivos e 2% em enfermaria geral). Neste momento, a taxa de letalidade é de 4.2%, ascendendo aos 15.4% na população com mais de 70 anos.

Na sua intervenção inicial, o governante destacou que “não é o tempo de balanços, mas de olhar para os números com prudência”. Desde 4 de maio, dia em que arrancou o desconfinamento, “assistimos a uma redução de 17% no número de doentes em internamento hospitalar e de 16% no internamento em unidades de Cuidados Intensivos”.

Por outro lado, prosseguiu, “os casos recuperados também tiveram um aumento superior a 90%”. “Isto não significa que devemos relaxar os cuidados e as medidas de distanciamento e higiene, mas seguramente dá-nos confiança para seguir coletivamente este percurso para o qual todos fomos convocados”, ressalvou.