Voltar

Mais de metade dos portugueses infetados estão recuperados

28/05/2020
lar de idosos banner

Mais de metade dos portugueses infetados com COVID-19 estão recuperados da doença, adiantou esta quinta-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 288 casos de recuperação da COVID-19, elevando para 18.637 o número total de recuperados.

“Neste momento a taxa de recuperados é de 59% dos casos confirmados”, sublinhou o governante em declarações aos jornalistas.

Na sua intervenção inicial, Lacerda Sales lembrou que “chegou esta semana mais um avião com 60 ventiladores da China” e “estão já em Portugal cerca de 160 ventiladores dos 500 ventiladores da encomenda feita pela Administração Central dos Sistemas de Saúde”.

O responsável disse também que “hoje mesmo foi conhecido um estudo que dá nota que o confinamento não só salvou vidas como evitou o colapso das unidades de cuidados intensivos”. Portanto, sublinhou, “é preciso continuar este trabalho de capacitação dos serviços para eventuais novas fases da epidemia”.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista esta quinta-feira 31.596 casos confirmados de COVID-19, mais 304 do que no dia de ontem, o que representa um crescimento de 1%.

A última atualização aponta para 512 casos em internamento, dos quais 65 em unidades de Cuidados Intensivos (menos um do que na quarta-feira), e 1369 óbitos.

Do total de infetados, 35.1% encontram-se a recuperar no domicílio e 1.6% internados (0.2% em unidades de Cuidados Intensivos e 1.4% em enfermaria).