Voltar

Mais de 80% dos profissionais de saúde infetados já recuperaram

medicos hospitais

Mais de 80% dos profissionais de saúde infetados com COVID-19 já recuperaram e voltaram aos seus trabalhos, revelou esta segunda-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia.

Segundo o governante, 3.143 profissionais de saúde foram dados como curados da infeção provocada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia da COVID-19.

“São mais de 80% dos que tiveram a doença e estão já de volta aos seus empregos e às suas rotinas e a quem muito agradecemos pelo inestimável trabalho ao serviço do país”, sublinhou o responsável.

Questionado sobre a possibilidade de os jogos da Liga dos Campeões de futebol terem público, Lacerda Sales disse que, em função da situação pandémica atual, “obviamente” não haverá público nos jogos da ‘final oito’, que vai ser disputada em Lisboa.

“Em relação à questão do público e em função daquilo que é a situação atual pandémica, obviamente não. Não sabemos como vai ser a evolução da pandemia e tal como temos feito em outras situações, tomamos medidas de acordo com a própria evolução e proporcionalidade evolutiva da pandemia.

Não poderei antecipar o futuro. Nesta fase obviamente que não”, afirmou.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista 41.912 casos confirmados de COVID-19, o que significa mais 266 do que no dia de ontem, ou seja, um aumento de 0.6%.

Nas últimas 24 horas foram dadas como recuperadas mais 139 pessoas, o que eleva para 27.205 o número total de curados da COVID-19 (64.9% do total). Por outro lado, registaram-se mais quatro óbitos, pelo que o país contabiliza agora um total de 1.568 mortes relacionadas com a pandemia.

Do total de 13.139 casos ativos no país, 96.3% encontram-se a recuperar no domicílio e 3.7% estão em internamento, dos quais 0.5% em Cuidados Intensivos e 3.2% em enfermaria.