Voltar

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

13/04/2021

Mais de uma centena de utentes sem sintomas de COVID-19 comunicaram ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) o resultado de autoteste positivo, segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 2 de abril e até à data de ontem, «o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo», adiantou a SPMS à agência Lusa.

«Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial Covid-19 (RT-PCR)», explica.

Os testes rápidos de antigénio foram autorizados, permitindo à população fazer o autoteste à COVID-19, na sequência de um regime excecional aprovado pelo Governo.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento já autorizou a comercialização de dois autotestes em Portugal dos fabricantes «Genrui Biotech Inc» e «SD Biosensor, Inc», que podem ser vendidos à unidade ou em conjunto de cinco e 25 testes.

As regras constam em circular conjunta da Direção-Geral (DGS) da Saúde, do Infarmed e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, publicada a 19 de março, que define os critérios de inclusão, operacionalização da utilização e reporte de resultados dos autotestes da Covid-19, que só podem ser dispensados a maiores de 18 anos.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde – COVID-19 | Autoteste