Voltar

Linha SNS 24 já atendeu mais de um milhão de chamadas

A linha SNS 24 já atendeu mais de um milhão de chamadas desde o início da pandemia da COVID-19, revelou esta quarta-feira a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, na conferência de imprensa de atualização dos dados.

“A linha de saúde 24, não se encontrando estruturalmente preparada para esta pandemia sem precedentes, teve um desafio gigante num curto espaço de tempo”, lembrou a governante, destacando a capacidade que este serviço teve de “se adaptar, ajustar e reforçar”.

Desta forma, a linha SNS 24 tem vindo a responder “plenamente ao seu papel de primeira triagem e respetivo encaminhamento dos doentes”.

“O SNS 24, nestes exigentes e singulares meses de 2020, deu resposta a mais de um milhão de chamadas, num reforço sem precedentes da sua capacidade”, afirmou a responsável.

Como é habitual, a conferência de imprensa começou com uma atualização dos dados da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registam-se mais 293 casos de recuperação, o que significa um aumento de 1.7% em relação ao dia de ontem.

Por outro lado, verificam-se mais 313 casos confirmados de COVID-19 (dos quais 70% na região de Lisboa e Vale do Tejo), ou seja, mais 0.7%, o que eleva para 42.454 o número total de infetados pelo novo coronavírus.

Do total de casos ativos, 96.2% encontram-se a recuperar no domicílio, 3.2% estão internados em enfermaria e 0.6% em unidades de Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas registaram-se mais três óbitos, pelo que o país contabiliza agora 1.579 mortes relacionadas com a pandemia. Com este número, Portugal tem uma taxa de letalidade global de 3.7%, que sobe para os 16.3% na população com mais de 70 anos.