Voltar

Lançada plataforma no SNS 24 para ajudar cidadãos surdos durante a pandemia

22/04/2020

“A partir de agora, os milhares de cidadãos surdos vão passar a dispor de uma plataforma de atendimento por videochamada no centro de contacto SNS 24”, revelou esta quarta-feira o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de COVID-19.

Segundo o governante, “a linha vai dispor de seis intérpretes de língua gestual portuguesa”, que “prestarão atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de videochamada”.

Além de garantir o acesso destes cidadãos à linha, acrescentou, “esta funcionalidade pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e os doentes surdos durante o internamento hospitalar ou em situação de isolamento profilático”.

Também presente na conferência de imprensa, Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), esclareceu que “este novo serviço entrou em funcionamento ontem e visa disponibilizar aos cidadãos surdos a possibilidade de, acedendo ao site do SNS 24, poder entrar numa conversação por videochamada com um dos intérpretes residentes no centro de contacto no SNS 24”.

Depois de estabelecer contacto com o cidadão surdo, o intérprete de língua gestual contacta os enfermeiros da linha SNS 24, servindo de mediador entre os dois.

“É uma funcionalidade que vem equilibrar as diferenças que muitas vezes existem entre os cidadãos surdos e os cidadãos que não são surdos”, sublinhou Luís Goes Pinheiro.

Este serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.