Voltar

Grupo apresenta proposta de Programa Nacional de Transfusão de Plasma

05/05/2020
pulmões banner

O Governo criou um grupo de trabalho para o desenvolvimento e criação de uma proposta, no prazo de 30 dias, de um Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente COVID-19 (PNTPC) para o tratamento de pacientes com COVID-19. O objetivo é definir os critérios mínimos de inclusão e exclusão dos doentes para entrarem em ensaios clínicos.

Além da definição de critérios de recrutamento de dadores, o grupo irá estabelecer os procedimentos de análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos, ou em outras modalidades de estudos clínicos.

O grupo de trabalho é coordenado por Maria Antónia Escoval, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), e conta com responsáveis e peritos da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e integra ainda um membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Para saber mais consulte o Despacho n.º 5160/2020 – Diário da República n.º 86/2020, Série II de 2020-05-04