Voltar

Graça Freitas: “Estima-se que se possam realizar diariamente cerca de 100 mil testes”

15/02/2021

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, estimou, numa entrevista ao jornal Público, que Portugal possa chegar aos 100 mil testes diários à COVID-19.

“Se conseguíssemos manter durante dois ou três meses cerca de 70 mil a 80 mil testes, seria bom. A média foi de 51 mil em Janeiro e um bocadinho mais baixa em Fevereiro, 41 mil”, afirmou, acrescentando que “estima-se que se possam realizar diariamente cerca de 100 mil testes, quer PCR, quer testes rápidos de antigénio”.

Esta é uma estratégia, referiu, para manter “pelo tempo que for considerado pertinente, em função da evolução da epidemia”.

Sobre a questão da testagem, a especialista em saúde pública lembrou que “a DGS tem muitos consultores” e “um dos temas que é regularmente revisitado é o da testagem”.

“Testámos bastantes pessoas em Janeiro. Atingimos um valor que foi de cerca de 77 mil testes num dia. Na nossa estratégia, uma das propostas neste momento é o que se pode chamar um rastreio oportunístico — uma pessoa vai a um centro de saúde ou uma unidade de saúde por outro motivo qualquer e o seu médico ou a sua enfermeira [podem] dizer-lhe se quer fazer um teste. Isto vai permitir identificar alguns casos positivos, que serão poucos, mas sobretudo perceber o que se está a passar por debaixo desta baixa incidência. Mas temos o problema dos falsos negativos, porque se não houver carga viral suficiente, um teste pode dar negativo”, explicou.

Na mesma entrevista, a Diretora-Geral da Saúde avançou também que houve uma redução substancial no número de inquéritos epidemiológicos em atraso no país. “Face à pressão verificada em Janeiro, as equipas de saúde pública foram reforçadas com profissionais de diversas áreas”, adiantou, reforçando que, simultaneamente, foram adotadas metodologias de trabalho que garantiram a elaboração de inquéritos de forma mais célere. Na quinta-feira, dia 11 de fevereiro, foram concluídos mais 5607 inquéritos epidemiológicos, estando assim por finalizar 4244.

Mais informação: Público | Testes vão ser feitos em massa mas de forma “controlada”. Podemos chegar aos 100 mil por dia