Voltar

Governo agradece à comunidade educativa a adaptação às orientações da DGS

21/05/2020
vírus banner

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, aproveitou a conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de COVID-19 para agradecer “a todos os professores, educadores de infância e pessoal auxiliar pela forma como se adaptaram e têm cumprido as orientações da Direção-Geral da Saúde” no regresso às aulas presenciais do 11º e do 12º anos e na reabertura das creches.

No dia em que se contabilizam cinco milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus no mundo, “sabemos que temos que continuar a reforçar os nossos mecanismos” de prevenção. Esta é, salientou, “a única vacina de que dispomos”.

Relativamente à retoma da atividade assistencial, o governante explicou que tem vindo “a ser feita de uma forma gradual, progressiva, de acordo com as capacidades que temos em cada uma das instituições”.

“Temos vindo a recuperar gradualmente essa capacidade, quer a nível de consultas, quer a nível de cirurgias”, afirmou o responsável, acrescentando que não é possível determinar quantos meses irá demorar a recuperação da atividade assistencial.

De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal regista 29.912 casos confirmados de COVID-19, mais 252 do que no dia de ontem, ou seja, mais 0.8%.

Por outro lado, verificam-se 1.277 óbitos (mais 14) relacionados com a COVID-19 e 6.452 casos de recuperação da infeção provocada pelo novo coronavírus.

A última atualização indica que há 608 casos em internamento, dos quais 92 em unidades de Cuidados Intensivos. Neste momento, a taxa de letalidade global é de 4.3% e acima dos 70 anos é de 16.3%.