COVID-19 https://covid19.min-saude.pt Página Inicial Sun, 05 Dec 2021 11:56:41 +0000 pt-PT hourly 1 https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/favicon_dgs.svg COVID-19 https://covid19.min-saude.pt 32 32 Portugal já administrou mais de 1,5 milhões de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-administrou-mais-de-15-milhoes-de-doses-de-reforco-da-vacina-contra-a-covid-19/ https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-administrou-mais-de-15-milhoes-de-doses-de-reforco-da-vacina-contra-a-covid-19/#respond Sun, 05 Dec 2021 11:56:38 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050776 Portugal já administrou mais de 1,5 milhões de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 e mais de 2.060.000 doses contra a gripe.

A intensificação do ritmo de vacinação continua a ser uma prioridade pelo que os Centros de Vacinação do país estão empenhados em vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima.

Hoje inicia-se o primeiro de quatro dias de vacinação para as pessoas com mais de 50 anos que foram vacinadas com a vacina da Janssen. A vacinação deste grupo prossegue no feriado de 8 de Dezembro e nos domingos seguintes, dias 12 e 19 de dezembro.

Os centros de vacinação estão a trabalhar para que o processo seja fluído e célere, mesmo com grande afluência, apelando à melhor compreensão dos utentes  face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19 e à compreensão das pessoas. Esta é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-administrou-mais-de-15-milhoes-de-doses-de-reforco-da-vacina-contra-a-covid-19/feed/ 0
Vacinação contra a COVID-19 de crianças dos 5 aos 11 anos https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-contra-a-covid-19-de-criancas-dos-5-aos-11-anos/ https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-contra-a-covid-19-de-criancas-dos-5-aos-11-anos/#respond Fri, 03 Dec 2021 12:22:56 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050713 A Direção-Geral da Saúde informa que o processo de avaliação da vacinação contra a COVID-19 das crianças dos 5 aos 11 anos está, ainda, a decorrer.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) encontra-se a analisar as considerações remetidas ontem, durante a tarde, pelo grupo de especialistas em pediatria e saúde infantil, bem como outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações, nomeadamente o documento técnico do ECDC sobre esta matéria que foi publicado no dia 1 de dezembro.

Esta análise da mais recente evidência científica sobre a vacinação destas faixas etárias encontra-se a decorrer também a nível europeu, estando em curso várias reuniões de Autoridades de Saúde congéneres para a discussão deste tema, nas quais a CTVC tem participado.

A emissão de recomendações em vacinação é um processo técnico rigoroso baseado numa avaliação de risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública.

As recomendações serão tornadas públicas oportunamente.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-contra-a-covid-19-de-criancas-dos-5-aos-11-anos/feed/ 0
Portugal já vacinou mais de dois milhões de pessoas contra a Gripe https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-vacinou-mais-de-dois-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe/ https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-vacinou-mais-de-dois-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe/#respond Fri, 03 Dec 2021 09:32:01 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050709 No dia de ontem, 2 de dezembro, foi possível administrar mais de 105.000 vacinas no país, das quais mais de 40.720 vacinas contra a contra a gripe (3.559 em farmácias) e cerca de 64.400 doses de reforço da vacina contra a COVID-19.

A intensificação do ritmo de vacinação continua a ser uma prioridade pelo que os Centros de Vacinação do país estão empenhados em vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima.

Os centros de vacinação estão a trabalhar para que o processo seja fluído e célere, mesmo com grande afluência, apelando à melhor compreensão dos utentes face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19 e à compreensão das pessoas. Esta é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/portugal-ja-vacinou-mais-de-dois-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe/feed/ 0
Relatório infeção VIH em Portugal 2021 https://covid19.min-saude.pt/relatorio-infecao-vih-em-portugal-2021/ https://covid19.min-saude.pt/relatorio-infecao-vih-em-portugal-2021/#respond Tue, 30 Nov 2021 20:19:06 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050677 A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge informam que o Relatório sobre a evolução da infeção VIH em Portugal com a atualização dos dados relativos a 2020 não será divulgado, como habitualmente, por ocasião do dia 1 de dezembro de 2021 que assinala mais um Dia Mundial da SIDA.

Embora existam informações, recolhidas através da notificação clínica de casos e de outras fontes, sabe-se que não estão garantidas a abrangência e representatividade de dados que permitiria conhecer a dimensão e as características atuais da infeção, bem como compreender a sua evolução temporal.

A pandemia de COVID-19 em Portugal determinou a necessidade de desenvolvimento, atualização e gestão de múltiplas ferramentas de monitorização das suas várias dimensões, o que resultou no desvio dos recursos disponíveis, à semelhança do que se verificou noutros setores envolvidos na resposta à pandemia, no nosso e noutros países. A premência desta situação extraordinária sobrepôs-se às imprescindíveis atualizações e manutenção do sistema informático do VIH (SI.VIDA), o que impossibilitou a recolha atempada da informação necessária à elaboração do relatório.

Os indicadores em saúde valem acima de tudo por reproduzir fielmente a realidade. Só assim é possível analisar o efeito das opções estratégicas e fundamentar a tomada de decisões. Nas atuais condições, com os dados disponíveis para os anos mais recentes, não existe essa garantia. Assim, entende-se não divulgar este ano a informação de progresso do VIH em Portugal, quer a nível nacional como internacional.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/relatorio-infecao-vih-em-portugal-2021/feed/ 0
Identificados 13 casos da variante Ómicron https://covid19.min-saude.pt/identificados-13-casos-da-variante-omicron/ https://covid19.min-saude.pt/identificados-13-casos-da-variante-omicron/#respond Mon, 29 Nov 2021 09:57:58 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050645 O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, analisou, dia 28 de novembro, um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do
Sul. Analisou ainda amostras provenientes de 218 passageiros de um voo com origem em Maputo que aterrou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa.

Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron. Por forma a garantir a quebra de cadeias de transmissão e seguindo o princípio da precaução em Saúde Pública, enquanto se aguardam mais informações relativamente à transmissão, impacto e efetividade vacinal contra a variante Ómicron, as Autoridades de Saúde determinaram o isolamento profilático dos contactos dos casos de infeção associados a este surto, independentemente do estado vacinal e do nível de exposição. Estes contactos permanecem isolados e serão submetidos a testagem regular, o mais precocemente possível, ao 5.º e ao 10.º dia.
No que diz respeito ao voo oriundo de Maputo, apenas se detetaram dois positivos, estando um deles associado à variante Delta e não permitindo o outro a correta identificação. O INSA iniciou, desde já, a sequenciação do genoma para confirmação final destes casos, no entanto, o valor preditivo dos ensaios já realizados é muito elevado.

Esta nova variante genética do novo coronavírus, inicialmente identificada na África do Sul e em alguns países da África Austral, foi já identificada também nos últimos dias em alguns países europeus. Contudo, não existem ainda quaisquer dados científicos que suportem a sua maior transmissibilidade ou a sua capacidade para diminuir a eficácia das atuais vacinas.

As Autoridades de Saúde em todo o território reforçam a vigilância epidemiológica, procedendo à implementação de medidas de controlo, com o isolamento profilático dos contactos de casos de infeção pela variante Ómicron ou com história de viagem à África Austral nos 14 dias anteriores, independentemente do estado vacinal, pelo princípio da precaução em Saúde Pública. Também o INSA continuará a realizar a monitorização das variantes genéticas do novo coronavírus de modo contínuo através da análise de amostragens com representatividade nacional, bem como a análise de casos suspeitos que sejam identificados pelas Autoridades de Saúde ou pelos laboratórios colaboradores.

Portugal está atento a esta situação, mantendo o seu programa contínuo de monitorização de variantes a nível nacional. Mais informações sobre o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal” podem ser obtidas em https://insaflu.insa.pt/covid19/.

As Autoridades de Saúde continuam a apelar ao autoisolamento e testagem de pessoas que tenham sintomas sugestivos de COVID-19, que devem contactar o SNS24.

Para mais informações, consultar https://covid19.min-saude.pt/.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/identificados-13-casos-da-variante-omicron/feed/ 0
Centros de Vacinação administraram mais de 201 mil vacinas contra a COVID-19 e gripe no fim de semana https://covid19.min-saude.pt/centros-de-vacinacao-administraram-mais-de-201-mil-vacinas-contra-a-covid-19-e-gripe-no-fim-de-semana/ https://covid19.min-saude.pt/centros-de-vacinacao-administraram-mais-de-201-mil-vacinas-contra-a-covid-19-e-gripe-no-fim-de-semana/#respond Sun, 28 Nov 2021 20:00:00 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050642 Mais de 146 mil doses de vacinas contra a COVID-19 e aproximadamente 55.100 vacinas contra a gripe foram administradas ao longo dos últimos dois dias, segundo dados contabilizados até às 18 horas de hoje.

Durante o dia de sábado e até ao final da tarde de hoje foram, assim, administradas 201.100 doses de ambas as vacinas nos Centros de Vacinação.

Portugal já administrou, até à data, mais de 1,1 milhões de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 e perto de 1,9 milhões de vacinas contra a gripe.

Estes resultados foram possíveis devido à aceleração da vacinação diária dos Centros de Vacinação, incluindo ao fim de semana.

A Direção-Geral da Saúde recorda que a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença grave, internamentos e morte, reforçando o apelo para que as pessoas que ainda não estão vacinadas efetuem o agendamento em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento.

Apela-se igualmente à compreensão dos utentes face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer, decorrentes desta aceleração da vacinação que poderá causar grande afluência.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/centros-de-vacinacao-administraram-mais-de-201-mil-vacinas-contra-a-covid-19-e-gripe-no-fim-de-semana/feed/ 0
Jogo Belenenses SAD-Benfica – Medidas Sanitárias https://covid19.min-saude.pt/jogo-belenenses-sad-benfica-medidas-sanitarias/ https://covid19.min-saude.pt/jogo-belenenses-sad-benfica-medidas-sanitarias/#respond Sun, 28 Nov 2021 19:30:00 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050639 Na defesa e proteção da Saúde Pública, compete à Autoridade de Saúde local a investigação epidemiológica de casos de infeção por SARS CoV-2/COVID-19 para a implementação de medidas de prevenção e controlo, de modo a interromper cadeias de transmissão da infeção.

Esta investigação é operacionalizada através da realização do inquérito epidemiológico aos casos de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, com recolha de informação clínica e epidemiológica. O inquérito epidemiológico inclui ainda o rastreio de contactos dos casos, sendo feita uma avaliação e estratificação de risco dos mesmos, encaminhamento para isolamento dos casos identificados e contactos de risco, nos termos das Normas da DGS, e de acordo com a avaliação da Autoridade de Saúde.

Para este trabalho, é fundamental a cooperação individual, dos casos e dos seus contactos, colaborando nos inquéritos epidemiológicos e na adoção das medidas de prevenção e controlo determinadas pela Autoridade de Saúde local decorrentes da investigação epidemiológica. 

A Autoridade de Saúde e a DGS não se pronunciam sobre a realização de jogos, quer sejam de futebol ou de outro desporto.      

]]>
https://covid19.min-saude.pt/jogo-belenenses-sad-benfica-medidas-sanitarias/feed/ 0
Processo técnico sobre vacinação de crianças contra a COVID-19 está a decorrer https://covid19.min-saude.pt/processo-tecnico-sobre-vacinacao-de-criancas-contra-a-covid-19-esta-a-decorrer/ https://covid19.min-saude.pt/processo-tecnico-sobre-vacinacao-de-criancas-contra-a-covid-19-esta-a-decorrer/#respond Sat, 27 Nov 2021 19:21:16 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050633 A Direção-Geral da Saúde e a Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) não receberam, até ao momento, o parecer do grupo de peritos de Pediatria e Saúde Infantil. Este grupo de peritos foi nomeado para emitir um parecer sobre a vacinação contra a COVID-19 das crianças de 5 a 11 anos, e, de acordo com a informação prestada pela coordenadora do grupo, a discussão ainda está a decorrer.

As recomendações sobre vacinação contra a COVID-19 competem à CTVC e têm em conta uma perspetiva individual e de saúde pública. A posição deste grupo é um dos elementos considerados.

A Agência Europeia de Medicamentas (EMA) deu parecer positivo à utilização da formulação pediátrica da vacina contra a COVID-19 Comirnaty® para as crianças com 5 a 11 anos com base num estudo que demonstrou que esta vacina é eficaz e segura.

A emissão de recomendações em vacinação é um processo técnico rigoroso baseado numa avaliação de risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, durante o qual existe o dever ético de reserva e confidencialidade.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/processo-tecnico-sobre-vacinacao-de-criancas-contra-a-covid-19-esta-a-decorrer/feed/ 0
Um milhão de doses de reforço contra a COVID-19 https://covid19.min-saude.pt/um-milhao-de-doses-de-reforco-contra-a-covid-19/ https://covid19.min-saude.pt/um-milhao-de-doses-de-reforco-contra-a-covid-19/#respond Fri, 26 Nov 2021 19:33:41 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050623 Portugal já administrou um milhão de doses de reforço da vacina contra a COVID-19 e cerca de 1,8 milhões de doses da vacina contra a gripe.

No dia de ontem, 25 de novembro, foi possível administrar mais de 110.000 vacinas no país, das quais cerca de 60.000 doses de reforço da vacina contra a COVID-19 e mais de 50.800 vacinas contra a contra a gripe (4.177 em farmácias).
Em virtude do aumento do número de elegíveis para a dose de reforço da vacina contra a COVID-19, que ronda agora 1,8 milhões de pessoas com 65 ou mais anos, haverá uma intensificação do ritmo de vacinação nos próximos dias.

Assim, nos dias 27 e 28 de novembro, os Centros de Vacinação do país estarão, mais uma vez, abertos, para vacinar pessoas convocadas através de agendamento central e local, na sua capacidade máxima.

Os centros de vacinação estão a trabalhar para que o processo seja fluído e célere, mesmo com grande afluência, apelando à melhor compreensão dos utentes face a eventuais constrangimentos pontuais que possam ocorrer.

A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19 e à compreensão das pessoas. Esta é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.

]]>
https://covid19.min-saude.pt/um-milhao-de-doses-de-reforco-contra-a-covid-19/feed/ 0
Campanha “Este Jogo Ainda Não Acabou!” https://covid19.min-saude.pt/campanha-este-jogo-ainda-nao-acabou/ https://covid19.min-saude.pt/campanha-este-jogo-ainda-nao-acabou/#respond Thu, 25 Nov 2021 19:20:59 +0000 https://covid19.min-saude.pt/?p=13050613 “Este jogo ainda não acabou” é o grande mote da campanha que arranca este fim-de-semana, nas jornadas 12 da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG, e que pretende alertar a população portuguesa para a necessidade de reforçar as medidas de higiene e de saúde pública no âmbito da COVID-19.

A Liga Portugal, com a colaboração das 34 Sociedades Desportivas e a Direção-Geral de Saúde, uniram-se para o arranque da campanha, que recorda que o uso da máscara deve ser reforçado, especialmente em espaços fechados, e que medidas como o distanciamento, arejamento de espaços interiores e higiene das mãos, entre outras, são essenciais para prevenir esta e outras infeções respiratórias durante a época de outono-inverno.

Numa altura em que vacinação da população está em fase de aceleração é importante proteger quer os mais jovens, e em particular, os que não estão vacinados, quer as pessoas mais idosas e vulneráveis, sendo da maior importância que adiram a estas medidas.

O jogo ainda não acabou e para que seja possível evitar medidas mais restritivas todos temos um papel importante a desempenhar.

Esta é uma campanha dirigida aos adeptos do Futebol, mas também, e essencialmente a toda a sociedade, recorrendo a diversos canais e elementos de comunicação (imagens e vídeo) de apelo à utilização de máscara, o uso do álcool gel e distanciamento.

Esta campanha foi preparada em estreita articulação entre as entidades referidas e reúne jogadores de todos os clubes do Futebol Profissional, que apelam à segurança na saúde e proteção contra a COVID-19. Na luta contra a pandemia somos todos da mesma equipa.

#Estejogoaindanãoacabou

]]>
https://covid19.min-saude.pt/campanha-este-jogo-ainda-nao-acabou/feed/ 0