Voltar
Estou em isolamento. E agora?
06/06/2020
Quais os cuidados a ter em isolamento?
Deve permanecer em casa. Não deve dirigir-se ao trabalho, à escola ou a espaços públicos. Permaneça numa divisão própria e evite contactar com outros em espaços comuns. Não partilhe pratos, copos, utensílios de cozinha, lençóis ou outros objetos pessoais.
Quando estiver com outras pessoas, utilize máscara. Cumpra as recomendações de lavagem das mãos e de etiqueta respiratória. Monitorize os sintomas e coloque os seus resíduos num saco próprio.
O que deve ter em conta os outros membros da casa?
Deve ser evitado o contacto com a pessoa com sintomas, especialmente se pertencer aos grupos vulneráveis: idosos, doentes crónicos, imunossuprimidos e grávidas. Preferencialmente, deve ser uma única pessoa a cuidar de quem está doente.
Após o contacto com o paciente ou com o seu espaço, lave as mãos com sabão e água ou com uma solução à base e álcool. Desinfete com frequência torneiras, interruptores e maçanetas das portas, especialmente se a pessoa doente usar espaços comuns.
Se estiver em isolamento, pode receber pessoas em casa?
Não. Apenas deve frequentar a habitação quem coabitar com a pessoa com COVID-19. Em caso de necessidade de contacto urgente com alguém que não coabite com a pessoa em isolamento, o contacto deve ser feito por telefone.
O que não posso fazer em isolamento?
As pessoas que estão em isolamento não devem fazer deslocações para o trabalho, escola, espaços públicos ou outros locais; receber visitas em casa ou ter contactos desnecessários, sobretudo com pessoas mais velhas ou com doenças crónicas; utilizar espaços comuns com outras pessoas presentes, incluindo nos períodos de refeições; partilhar artigos de higiene pessoal; partilhar a utilização de objetos, se tal não for possível, desinfete os equipamentos antes e depois de cada utilização e uso um caixote de lixo só para si.