Voltar

Equipas multidisciplinares ultrapassam os 10.100 contactos

25/08/2020
profissional e doente desktop

O reforço das equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à COVID -19 na Área Metropolitana de Lisboa continua a ser operacionalizado na margem sul do Tejo, pelo que, entre 30 de junho e 21 de agosto, 10.107 pessoas foram contactadas por estas equipas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, às quais se juntaram as equipas do Barreiro, Moita e Setúbal.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Assim, entre 30 de junho e 21 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 10.107 pessoas foram alvo desta intervenção, sendo que no mesmo período foram visitados por estas equipas multidisciplinares 295 estabelecimentos comerciais.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da COVID – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.