Voltar

Equipa de profissionais de saúde alemães vai ajudar Portugal

03/02/2021
covid banner

A Ministra da Saúde, Marta Temido, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho e o Embaixador da Alemanha em Portugal, Martin Ney, acompanharam a chegada da equipa de profissionais de saúde militares alemães ao Aeródromo de trânsito nº1 de Figo Maduro.

A equipa é composta por 26 profissionais de saúde, entre os quais oito médicos e 18 enfermeiros, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de COVID-19.

A Ministra da Saúde agradeceu a ajuda alemã, sublinhando que “foi com grande apreço que registámos ofertas de disponibilidade de vários sistemas de saúde, entre elas a dos nossos anteriores colegas na presidência da União Europeia”, referindo ainda que a Alemanha estendeu “uma disponibilidade das mais úteis para um SNS que enfrenta aquilo que o nosso SNS enfrenta”, isto é, “disponibilidade de recursos humanos altamente diferenciados e preparados”.

De acordo com a governante, estes profissionais de saúde vão trabalhar numa nova unidade no Hospital da Luz, em Lisboa, garantindo que “todos os hospitais poderão utilizar estas camas”, no âmbito da colaboração com o Governo alemão.

O trabalho realizado na região de Lisboa e Vale do Tejo, permitiu encontrar disponibilidade do Grupo Luz Saúde para, realocando doentes, recursos e adaptando espaços, em tempo record, disponibilizar um núcleo de mais 8 camas de cuidados intensivos que permitirá à referida equipa trabalhar num espaço único, proporcionando-lhes condições de maior eficiência no tratamento de doentes graves provenientes de hospitais públicos da Região de Lisboa.

Marta Temido realçou que “esta resposta permite-nos garantir o funcionamento autónomo de mais uma estrutura, que estava perfeitamente equipada mas precisava de recursos humanos”.

A operacionalização desta colaboração será efetuada mediante acordo específico a celebrar entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Grupo Luz Saúde, estando desde já assegurado que a gestão das 8 camas agora disponibilizadas funcionará num quadro de articulação com a Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19.

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/02/03/covid-19-ajuda-alema/