Voltar

Diretora-Geral da Saúde apela ao cumprimento das regras na passagem de ano

29/12/2020

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, apelou esta terça-feira ao cumprimento das medidas de proteção da COVID-19 na passagem de ano, nomeadamente das regras em vigor nos diferentes concelhos, relativamente à mobilidade e aos ajuntamentos de pessoas.

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da COVID-19, a especialista em saúde pública sublinhou a necessidade de manter as medidas básicas, como a distância física, o arejamento frequente dos espaços fechados, o uso de máscara de forma adequada, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, mas deixou também outros conselhos.

“Se estiver doente ou em isolamento profilático, cumpra o que foi determinado pelas autoridades de saúde. Adicionalmente, cumpra as regras em vigor no seu concelho, relativamente à mobilidade e aos ajuntamentos de pessoas”, afirmou, na sua declaração inicial.

Por outro lado, a Diretora-Geral da Saúde apelou a que as pessoas comemorem o ano novo de preferência com as pessoas com quem habitam. “Mas se estiver com outros agregados familiares reforce os cuidados que já referi, em particular o distanciamento físico”, acrescentou.