Voltar

Direção-Geral da Saúde publica Norma sobre a vacina da AstraZeneca

08/02/2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta segunda-feira uma Norma (003/2021) relativa à Campanha de Vacinação contra a COVID-19 com a vacina da AstraZeneca.

Até estarem disponíveis mais dados, esta vacina deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade. No entanto, a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade não deve ser atrasada em nenhuma situação se só estiver disponível a vacina da AstraZeneca.

Esta vacina tem um esquema vacinal de duas doses, que devem ser administradas com 12 semanas de intervalo. Se a pessoa tiver um diagnóstico de COVID-19 após a primeira dose, não deve receber a segunda.

As reações adversas mais comuns são ligeiras ou moderadas em intensidade (sensibilidade, dor e fadiga, por exemplo) e resolvidas alguns dias após vacinação.

Além do esquema vacinal e das caraterísticas da vacina, a Norma contempla questões relacionadas com a administração da vacina na gravidez e amamentação, contraindicações, precauções, interação com outras vacinas, vacinação de pessoas com diferentes patologias, segurança e farmacovigilância.

Consulte a Norma aqui.