Voltar

Direção-Geral da Saúde leva mensagem de resiliência à Web Summit

08/11/2021
COVID19 noticia_122_desktop

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou na cimeira tecnológica Web Summit, um dos mais importantes eventos mundiais de tecnologia, empreendedorismo e inovação, que decorreu em Portugal de 1 a 4 de novembro.

O diretor da Direção de Serviços de Informação e Análise da DGS, Pedro Pinto Leite, abordou, no dia 4 de novembro, no stand Startup Portugal, o tema “Vigilância Epidemiológica: emergir mais forte da pandemia”.

Pedro Pinto Leite refletiu sobre as mudanças a que a COVID-19 obrigou no processo de vigilância epidemiológica nacional em relação às doenças transmissíveis. Destacou ainda a adaptação tecnológica necessária, desde a recolha e validação dos dados à análise, interpretação e comunicação da informação. Ficaram patentes os principais desafios do controlo de uma pandemia e as oportunidades para o futuro, sobretudo no desenvolvimento de um sistema de vigilância centralizado, resiliente e que permita a recolha de dados de várias fontes dentro e fora do setor da saúde, com fim a melhor informação para a ação da Saúde Pública.

Também a Ministra da Saúde, Marta Temido, marcou presença na Web Summit, no dia 3 de novembro. Numa conferência dedicada ao estatuto de Portugal como o país mais vacinado do mundo contra a COVID-19, Marta Temido relembrou que a prevenção continua a ser a chave para o futuro.