Voltar

Direção-Geral da Saúde assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos

05/05/2020
lavar mãos desktop

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora esta terça-feira, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, promovido anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num contexto de pandemia como aquele em que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante. Por isso, a DGS quer dar ênfase à higiene das mãos integrada no conjunto das precauções básicas de controlo de infeção como uma medida de continuidade, quer em época de pandemia, quer depois da mesma, como um legado comportamental positivo.

Na comemoração da data, a DGS irá divulgar informação que realça o papel relevante dos enfermeiros e das restantes precauções básicas de controlo de infeção. Esse é o mote da iniciativa de 2020 da OMS, naquele que é o ano do Enfermeiro.

Os cuidados limpos, incluindo as melhores práticas de higiene das mãos, e o papel central desempenhado pelos Enfermeiros na consecução deste objetivo são o foco da campanha de 2020 para o dia 5 de maio. A ideia foi associar-se ás comemorações ao Ano do Enfermeiro que a OMS declarou para 2020 e reconhecer o seu contributo crucial para o fortalecimento dos sistemas de saúde de qualidade.

Para mais informações consulte www.dgs.pt e https://covid19.min-saude.pt/