Voltar

DGS publica orientação sobre sistemas AVAC nas unidades de saúde

imagem hospital

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação (033/2020) com as recomendações para os sistemas AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) nas Unidades de Prestação de Cuidados de Saúde.

O documento destina-se exclusivamente às unidades prestadoras de cuidados de saúde do sistema de saúde e poderá ser atualizado consoante a disponibilização de nova evidência científica.

Entre as medidas, a Orientação estabelece que os serviços e espaços onde se encontram doentes infetados sejam, sempre que possível, mantidos em subpressão (pressão negativa) e que seja assegurada a ventilação permanente dos espaços através de introdução de 100% de ar exterior, com taxas de renovação não inferiores a 10 renovações por hora.

Nas instalações sanitárias, por exemplo, é recomendado que as tampas das sanitas estejam fechadas quando o autoclismo é descarregado, por forma a minimizar a libertação de gotículas e resíduos de gotículas no ar.

A Orientação refere também os cuidados a adotar com a recirculação do ar interior. Nos blocos operatórios para doentes COVID-19, mais concretamente nas salas de operações e salas de recobro, essa recirculação não deve ser feita.

O documento indica também quais os cuidados a ter com a limpeza de unidades terminais e unidades centrais e com a substituição de filtros.

Para mais informações, consulte a Orientação nº 033/2020, de 29/06/2020.