Voltar

DGS publica norma sobre a retoma das cirurgias

10/06/2020


A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta quarta-feira uma norma para a retoma da atividade cirúrgica eletiva no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Entre outras medidas, o documento estabelece que nos doentes com infeção pelo novo coronavírus seja reagendada a cirurgia para um momento após a determinação da cura. 

A norma estabelece também as recomendações de boa prática clínica, a adotar no peri-operatório, de forma a minimizar o risco de transmissão do SARS-CoV-2.

O documento emitido pela DGS estabelece também quais os equipamentos de proteção individual a utilizar nas cirurgias em contexto de pandemia.

“Importa, na fase da retoma da atividade assistencial do SNS, garantir uma retoma faseada e progressiva da atividade cirúrgica eletiva – incluindo para a idade pediátrica, e sem prejuízo das recomendações para alguns setores específicos de atividade, tais como a cirurgia de transplantação – bem como uma análise permanente da evolução epidemiológica da pandemia, de forma a garantir uma reserva da capacidade do SNS para o eventual aumento do número de casos COVID-19, que se pode registar durante as fases de desconfinamento”, lê-se no documento. 

Mais informações em:

https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0132020-de-10062020.aspx