Voltar

DGS lança inquérito sobre alimentação e exercício físico durante a pandemia

09/04/2020
covid mundo banner

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um inquérito nacional para conhecer os hábitos alimentares e de exercício físico dos portugueses em contexto de contenção social durante a pandemia de COVID-19.

Para poder caracterizar o comportamento de atividade física e alimentar em situação de isolamento, a DGS apela à participação da população no estudo. Assim, será possível “definir estratégias para mitigar os impactos menos positivos da pandemia na alimentação e na atividade física”.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, sendo as investigadoras responsáveis Maria João Gregório e Marlene Nunes Silva, da Direção-Geral da Saúde.

O estudo destina-se a pessoas com 18 ou mais anos e que se encontram em contenção social há, pelo menos, uma semana. Por contenção social entende-se o não sair de casa ou sair apenas para fazer as compras essenciais, para atividade física ou para passear animais de estimação.

Os métodos e a implementação do estudo são da responsabilidade do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sob coordenação de Osvaldo Santos.

Os dados recolhidos são confidenciais e protegidos de forma segura e acessíveis apenas à equipa de investigação.

Pode participar em “Alimentação e atividade física em contexto de contenção social“.