Voltar

DGS emite orientação sobre equipamentos de proteção individual

03/04/2020
cadeira de rodas banner

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira uma orientação (019/2020) sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por pessoas que não são profissionais de saúde, partindo do princípio que o seu uso deve ser responsável e adequado à atividade profissional e ao risco de exposição.

“A utilização de EPI não dispensa o cumprimento das Precauções Básicas de Controlo de Infeção e de outras medidas entre as quais a etiqueta respiratória e o distanciamento social”, lê-se no documento, que lembra que “os profissionais de saúde são prioritários para o fornecimento e utilização” destes equipamentos.

Tal como vem sendo dito, a utilização de máscara cirúrgica está recomendada a todas as pessoas com sintomas de infeção respiratória que estão em contacto com outras pessoas, bem como para todas as pessoas no interior de instituições de saúde.

O mesmo tipo de máscara é recomendado para os doentes imunossuprimidos (em hemodiálise, oncológicos sob quimioterapia ou radioterapia, com imunodeficiências, sob terapêutica imunossupressora), nas deslocações esporádicas fora do domicílio.

De acordo com a orientação, a utilização de EPI fora das instituições de saúde é aconselhada para pessoas que possam contactar diretamente com doentes suspeitos ou confirmados de COVID-19, como cuidadores informais e pessoas que acompanhem doentes no domicílio, entre outros.

Em função da disponibilidade, na fase de mitigação pode considerar-se o fornecimento e utilização de EPI, na comunidade, por outros profissionais que prestam serviços comunitários essenciais à vida das populações, como bombeiros, profissionais e voluntários em lares, profissionais das morgues, entre outros descritos no anexo que acompanha a orientação.

Por fim, o documento estabelece os passos que devem ser seguidos para uma correta utilização de máscaras cirúrgicas, como a higienização das mãos antes de a colocar e a sua substituição assim que se encontre húmida, entre outros.