Voltar

DGS e Proteção Civil lançam guidelines para Zonas de Concentração e Apoio à População

17/07/2020
covid 19 virus banner

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade de Nacional de Emergência e Proteção Civil publicaram hoje a segunda edição das guidelines que visam definir circuitos e procedimentos para a instalação e gestão técnica de Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP) no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.

Estas zonas resultam da ativação de equipamentos de âmbito municipal, ou outros, para alojamento de emergência de carácter preventivo e para alojamento de pessoas em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada por SARS-CoV-2, que, face à avaliação clínica, não determina a necessidade de internamento hospitalar.

As guidelines incidem em três tipologias de alojamento, nomeadamente o alojamento de emergência (para população em situação de sem abrigo, por exemplo), as estruturas municipais e o alojamento sanitário.

O documento apresenta as orientações para a organização das ZCAP, nomeadamente no que diz respeito ao refeitório e às áreas comuns, como zonas de alimentação e casas de banho.

No segundo capítulo, são apresentadas as medidas para a gestão dos utilizadores, como os procedimentos de vigilância e os primeiros socorros psicológicos.

Nas duas últimas partes, a DGS e a Proteção Civil apresentam as orientações para a organização dos recursos humanos e as medidas de controlo de infeção.

Para mais informações, consulte as Guidelines ZCAP COVID_19 – Orientações para a instalação e gestão técnica de Zonas de Concentração e Apoio à População no âmbito do COVID_19