DGS e AHRESP assinam protocolo de cooperação
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) celebraram esta terça-feira, dia 12 de maio, um protocolo no qual se comprometem a cooperar mutuamente na elaboração, divulgação e aplicação de recomendações de saúde, higiene e segurança adequadas ao combate à pandemia de COVID-19.
De acordo com o documento, a DGS compromete-se a partilhar com a AHRESP as informações e materiais de comunicação relativos à promoção da saúde e prevenção da COVID-19 e a colaborar, na área da formação, nas iniciativas da associação que envolvam medidas de promoção e procura de ganhos em saúde.
Adicionalmente, a DGS apoiará, cientificamente, as iniciativas da AHRESP e contribuirá, dentro dos limites, para o desenvolvimento de programas da associação em matérias de saúde pública.
Por outro lado, a AHRESP compromete-se a divulgar e promover o cumprimento, junto dos seus associados e respetivos trabalhadores, de quaisquer recomendações ou manuais de conduta de saúde, higiene e segurança no local de trabalho, de forma a evitar o contágio e propagação do vírus.
Com a assinatura do protocolo, a AHRESP garante também colaborar com a DGS formulando sugestões de aperfeiçoamento ou melhoria das recomendações ou manuais, quando verificar dificuldades na implementação dos mesmos.
Para a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, esta iniciativa “reforça a retoma segura das atividades económicas, na defesa da Saúde Pública e da proteção dos cidadãos e da sociedade”.
Na assinatura do protocolo, a responsável lembrou que “a transmissão do novo coronavírus não desapareceu. O risco de contágio é uma realidade que as autoridades de saúde, a população e os operadores económicos não podem ignorar”.