Voltar

Dados globais da pandemia atualizados

16/11/2020
plano

A entrada em vigor do novo sistema de tratamento de dados – o BI SINAVE – permitiu atualizar os dados globais da pandemia da COVID-19 em Portugal.

Em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, explicou que “foi possível identificar, desde o início da pandemia, 225 672 casos. Destes, 1,9%, ou seja, 4.375 casos, foram completados e incluídos no novo sistema”.

Estes casos, esclareceu a responsável, “já constavam na base de dados, não tendo sido possível contabilizá-los anteriormente no boletim por informação incompleta. De referir que estes casos, na maioria respeitantes ao início da pandemia, foram do conhecimento local e tiveram o devido acompanhamento”.

Por outro lado, “é possível identificar, desde o início da pandemia, 142.155 doentes recuperados. Destes, 9,5% ou seja, 13.529 doentes, foram identificados através do BI SINAVE, cruzando informação com o Trace-COVID”. Estes casos também já eram conhecidos, tendo tido alta atempada.

“É importante deixar bem claro que o BI SINAVE não acrescenta dados às bases de dados, limitando-se a incluí-los de forma mais correta e a obter informação mais fiável e atempada que continuará a ser a fonte utilizada no boletim diário”, acrescenta a Diretora-Geral de Saúde.