Voltar

Nota à Imprensa da Task Force de 23AGO21

26/08/2021

No âmbito do Plano de Vacinação contra a Covid19, a partir de hoje, 23 de agosto, o utente poderá ser vacinado, através da modalidade “Casa Aberta”, em qualquer centro de vacinação, desde que recorra ao sistema de senha digital. Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única.

O utente que se dirija, na modalidade “Casa Aberta”, ao centro de vacinação onde está inscrito ou reside, será inoculado com a vacina disponível nesse centro, cumprindo sempre com critérios definidos nas normas e orientações da DGS.

Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta” é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/) e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado. O número de senhas disponível está limitado à capacidade de cada centro de vacinação.

Relembra-se que, de acordo com a norma n.º 004/2021 da DGS, recomenda-se que a vacina da Janssen, seja utilizada:

Em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos;

Em pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos.

Em pessoas do sexo feminino com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem, se devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos, individualizada, podem ser vacinadas com a vacina Janssen, desde que se obtenha o seu consentimento livre e esclarecido.

Informa-se igualmente que a modalidade “Casa Aberta” fica disponível, a partir de hoje, 23 de agosto, para todos os utentes com idade igual ou superior a 12 anos.

Os horários da modalidade “Casa Aberta” encontra-se disponível em https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/

Esta Nota à Imprensa encontra-se disponível em https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-notas-a-imprensa/