Voltar
Comunicação de Crise e Perceção de Riscos
20/05/2020
O que é este gráfico?
Este gráfico é um indicador global ou barómetro da perceção dos novos riscos (por exemplo, de saúde, sociais, económicos, …) que emergiram como resultado da pandemia pela doença (COVID-19) provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).
Para que serve?
É uma ferramenta de apoio à comunicação eficaz em situação de crise, permitindo desenvolver estratégias, recursos e materiais informativos para a população, baseados em evidências científicas.
O que é perceção de risco?
É uma avaliação subjetiva feita por uma pessoa, sobre a probabilidade de ocorrerem danos/consequências negativas (por exemplo, para a nossa saúde e para a saúde de outros) em caso de contágio pelo novo coronavírus.
O que significa perceção de risco “muito elevado”?
Significa que as pessoas percecionam uma probabilidade muito alta ou muito forte (acima de 90%) de ocorrerem danos/consequências negativas (por exemplo, para a saúde, sociedade, economia, …) em caso de contágio pelo novo coronavírus. Para facilitar a compreensão do gráfico, considera-se que:
Valores abaixo de 1 = Perceção de risco baixo
Valores entre 1 e 3 = Perceção de risco moderado
Valores entre 3 e 6 = Perceção de risco elevado
Valores acima de 6 = Perceção de risco muito elevado
Como se chegou a esta perceção de risco?
A perceção de risco é determinada através de análise de dados recolhidos de mensagens/comentários públicos de cidadãos a publicações/notícias sobre COVID-19, extraídos da rede social Facebook® da Direção-Geral da Saúde e de vários meios de comunicação social nacionais. Estes dados permitem avaliar o nível de Ameaça, calculado a partir das exigências identificadas pelos cidadãos desde que a pandemia teve início (por exemplo, perigo para a saúde, esforço adicional exigido a cada um e a todos, incerteza sobre os riscos presentes e futuros), e dos recursos que consideram estar disponíveis para enfrentar estas exigências (por exemplo, conhecimentos sobre como se protegerem, “atitudes positivas”, apoio/suporte social e emocional).
A perceção indicada no gráfico é representativa da população portuguesa?
O gráfico pretende ser um indicador da perceção de uma parte da população portuguesa (utilizadores de redes sociais, de várias idades, sexo e regiões do país) e não é representativo de toda a população.
Para um resumo de informação adicional, consultar a Nota Metodológica.
Para um maior detalhe sobre a metodologia de recolha e análise de dados, consulte o relatório de fevereiro de 2020: Princípios orientadores para comunicação de riscos e crise, baseados na perceção de riscos – Doença Respiratória Aguda por 2019-nCoV