Bebé de mulher infetada com segundo negativo em teste ao COVID-19
O segundo teste feito ao bebé de uma mulher infetada com COVID-19, que nasceu no início da semana no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, deu negativo. “O bebé está bem. Está no hospital. É um caso negativo [à Covid-19]”, informou nesta sexta-feira o neonatologista do Hospital de São João Henrique Soares.
Por precaução, o bebé mantém-se internado na unidade hospitalar: “Nesta fase de internamento foi promovido o contacto, dentro do possível, entre a mãe e o bebé de forma a minimizar as questões relacionadas com a vinculação. O recém-nascido está clinicamente bem (…). Foi opção do hospital que o bebé ficasse à guarda do hospital em sítio seguro”.
Na terça-feira, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, sublinhou que este “caso prova que os serviços estão organizados de forma a dar as melhores respostas”. Segundo Graça Freitas, “tudo correu de acordo com o que estava programado”. “A assistência ao parto foi a ideal, nas condições ideais de isolamento”, esclareceu.
Até agora, adiantou, “os relatos que existem dizem que a maior parte das crianças não nasce infetada, mesmo que a sua progenitora esteja [infetada]”.