Voltar

Autoagendamento para maiores de 75 anos disponível a partir de hoje

05/11/2021
imagens_vacinas_4

As pessoas com 75 ou mais anos podem efetuar a partir de hoje o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e/ou com a vacina contra a gripe. Basta, para isso, que acedam ao Portal COVID-19.
O autoagendamento das pessoas com mais de 70 anos irá decorrer a partir de segunda-feira, dia 8 de novembro, tendo sido possível antecipar ainda para hoje o agendamento acima dos 75 anos.
No Portal COVID-19 será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas.
Os utentes continuam a ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).
A partir da próxima segunda-feira, as pessoas com 80 ou mais anos poderão deslocar-se a um Centro de Vacinação em regime de Casa Aberta e pedirem para ser vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e/ou com a vacina contra a gripe.
Antes de se dirigirem a um Centro de Vacinação, as pessoas devem consultar o horário da Casa Aberta do Centro de Vacinação da sua residência e procurar, sempre que possível, os períodos da tarde, que têm geralmente menos afluência.
A grande maioria das pessoas elegíveis com mais de 65 anos pode ser vacinada com as duas vacinas, o que possibilitará que a proteção contra as duas doenças se obtenha num espaço de tempo mais curto.
A co-administração das duas vacinas está a ter uma grande adesão por parte da população, excedendo os 90% de aceitação em vários locais do país.
A Direção-Geral da Saúde apela à vacinação contra a gripe e a COVID-19, considerando que esta é decisiva para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave. A vacinação é essencial especialmente esta altura do ano, em que é expectável a co-
circulação de vários vírus respiratórios e poderá verificar-se igualmente o impacto das temperaturas baixas na saúde da população.

Breve súmula das campanhas de vacinação em Portugal:

COVID-19:
Vacinação primária completa: 86% da população
Número de pessoas com terceira dose ou dose adicional de vacina contra a COVID19: 315 mil

Gripe:
Vacinas administradas: 740 mil
Vacinas em co-administração: 193 mil