Voltar

Atual nível de confinamento será mantido durante o mês de março

12/02/2021
77_Isolamento_desktop

O atual nível de confinamento terá que ser mantido durante o mês de março, considerando que este não é o momento de começar a “discutir desconfinamentos totais ou parciais”, afirmou esta quinta-feira o Primeiro-Ministro, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros para decidir as novas medidas sobre o prolongamento do estado de emergência a partir de 15 de fevereiro.

“Nós temos que manter o atual nível de confinamento, seguramente para os próximos 15 dias e que devemos assumi-lo realisticamente que o teremos que manter ainda durante o mês de março”, disse o Primeiro-Ministro no final do Conselho de Ministros para decidir as novas medidas para o estado de emergência cuja autorização para a renovação até 01 de março foi esta tarde aprovada pelo parlamento.

António Costa sublinhou que “o confinamento está a produzir resultados e é merecido um agradecimento aos portugueses pelo sentido cívico com que o têm vindo a cumprir”. Assim o demonstra a descida do índice de transmissibilidade (Rt) que se encontra atualmente em 0,77, “o mais baixo que o país já teve desde o início da pandemia e que é muito visível na redução efetiva de novos casos diários, que depois de um fortíssimo crescimento no mês de janeiro tem vindo nas últimas semanas a ter uma quebra muito significativa”, adiantou o Primeiro-Ministro.

O governante alertou ainda para dois fatores de risco: Portugal vai receber menos vacinas contra a covid-19 do que estavam previstas para o primeiro trimestre deste ano e as novas variantes do vírus.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde | Medidas renovadas