Voltar

ARS Norte disponibiliza duas linhas telefónicas para rastrear sintomas

25/03/2020
casa banner

Os utentes dos centros de saúde do Porto podem rastrear sintomas da covid-19 através de dois números de telefone destinados aos dois agrupamentos daquelas unidades de saúde da cidade, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Para “responder à pandemia”, foi criado um gabinete de “médicos de medicina geral e familiar” com autoridade para avaliar os sintomas de covid-19 e autorizar o rastreio, sem necessidade de recurso à linha geral e nacional Saúde 24.

Nesta fase, o atendimento é apenas dirigido aos utentes inscritos nos agrupamentos de centros de saúde (ACES) Porto Oriental (número 220 411 191) e Porto Ocidental (número 220 411 192), que tenham febre, tosse ou falta de ar.

Os utentes foram avisados por mensagens de telemóvel e, de acordo com a ARS Norte, será “possível, no futuro, estender a oferta a outros ACES, se as circunstâncias o justificarem”.

O novo serviço não representa uma complementaridade à linha Saúde 24, mas sim uma triagem independente.

A área de influência do ACES Porto Ocidental abrange as freguesias de Aldoar, Cedofeita, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Mira Gaia, Nevogilde, Ramalde, São Nicolau, Santo Ildefondo, Sé e Vitória, no concelho do Porto.

A área de influência do ACES Porto Oriental corresponde às freguesias de Bonfim, Campanhã e Paranhos, também no concelho do Porto.

Para saber mais, consulte:

Website da Administração Regional de Saúde do Norte